O que é um nome de domínio e por que você precisa comprar um

Simplificando, um nome de domínio é o mecanismo que ajuda a identificar e localizar computadores e recursos conectados à Internet e, embora existam nomes de domínio gratuitos, você geralmente precisa comprá-los por meio de registradores de domínio .

Uma das características mais essenciais de um nome de domínio é que ele é único, o que significa que dois computadores (ou servidores) na Internet não podem ter o mesmo nome de domínio. 

Se você deseja uma presença na Internet, precisa registrar um nome de domínio que servirá como seu nome online exclusivo. Os visitantes irão interagir com você usando este nome de domínio por meio de seu site ou por e-mail . 

Diferença entre nome de domínio e URL

Normalmente, os dois termos, nome de domínio e URL são usados ​​de forma intercambiável. Tecnicamente falando, porém, os dois não são iguais.

Conforme mencionado anteriormente, um nome de domínio é usado para identificar computadores na Internet. No entanto, esses computadores usam endereços IP , que são uma série de números, como 185.113.25.55. Como os humanos acham mais fácil lembrar uma sequência de caracteres em vez de números, os pioneiros da web criaram nomes de domínio para identificar entidades na Internet em vez de endereços IP.

Por outro lado, um URL ou um localizador uniforme de recursos é composto pelo nome de domínio e por algumas outras informações, incluindo o protocolo e o caminho. Por exemplo, https://tecnologiamax.com.br/reviews/ é uma URL em que tecnologiamax.com.br é o nome do domínio, enquanto https é o protocolo de transferência e /reviews é o caminho para uma seção específica no site.

Na maioria dos navegadores modernos, você não precisa inserir o URL completo para visitar um site. Basta inserir o nome de domínio e o navegador adicionará o protocolo e outras informações necessárias para abrir o site.

registrar um domínio na registrobr
Créditos: RegistroBr

Como funcionam os nomes de domínio?

Quando você insere um nome de domínio no navegador, ele envia uma solicitação a um servidor de sistema de nome de domínio(DNS). Isso pode ser hospedado por seu registrador de domínio ou por um terceiro que conta com uma rede global distribuída de servidores para desempenho superior. 

É dever desses servidores pesquisar os servidores de nomes associados ao nome de domínio e, em seguida, encaminhar sua solicitação a esses servidores. Os servidores de nomes são computadores gerenciados pela empresa de hospedagem do sites

Os servidores de nome, por sua vez, encaminharão a solicitação ao computador que hospeda o site. Esse computador é chamado de servidor web e é alimentado por um software de servidor HTTP como Apache, Nginx e Tomcat, cuja função é buscar o site, que é então enviado de volta e processado em seu navegador.

Tipos de nomes de domínio

Um nome de domínio geralmente é dividido em duas ou mais partes, cada uma delas separada por um ponto, como tecnologiamax.com.br. A seção à direita do último ponto no nome de domínio é o domínio de nível superior (TLD). Geralmente, são um dos TLDs genéricos (gTLDs), como .com, .net, .org e no Brasil .br. 

Depois, há ccTLDs, que são domínios de nível superior de código de país, como .uk e .in. Eles devem ser usados ​​para identificar sites destinados a regiões específicas, como bbc.co.uk ou abc.net.au. 

Ao contrário do gTLD, muitos TLDs são destinados a um caso de uso específico. Por exemplo, .edu destina-se especificamente a instituições educacionais, enquanto .gov só pode ser usado por agências governamentais.

comprar domínio na hostinger
Créditos: Hostinger

Subdomínios e domínios reservados

Além da classificação mencionada acima, os nomes de domínio são categorizados de outra maneira. 

Um tipo comum de domínio sobre o qual você ouve falar com frequência é um subdomínio, que é exatamente o que parece, um domínio dentro de um domínio. Um subdomínio é geralmente prefixado ao nome do domínio original, por exemplo, blog.puppylinux.com. 

Os subdomínios são úteis, pois ajudam a hospedar com eficácia um site diferente sem comprar um nome de domínio adicional. Os subdomínios geralmente são empregados para hospedar conteúdo que é de alguma forma diferente do domínio principal. Por exemplo, o Google usa o subdomínio support.google.com para fornecer ajuda e suporte para todos os serviços oferecidos pelo mecanismo de pesquisa. 

Outro tipo popular de domínio é um domínio estacionado. Isso geralmente é usado como um alias para o domínio principal e redireciona as solicitações para o domínio principal. As empresas geralmente usam domínios reservados para proteger erros ortográficos comuns de seu nome de domínio principal, como microsft.com ou gooogle.com. Muitos também usam domínios estacionados para registrar o domínio principal com outros TLDs, por exemplo, yahoo.net.

A origem do termo, entretanto, se refere a domínios que você registra, mas não aponta para nenhum site em particular. Atualmente, no entanto, a prática de estacionar domínios é frequentemente empregada para ocupação de domínios. A invasão de nomes de domínio é o ato de comprar um TLD para impedir que outra pessoa o registre e, em seguida, lucrar com a revenda. Tecnicamente, a prática não é ilegal, mas normalmente é mal vista, especialmente quando feita com uma intenção nefasta. 

Quem é responsável pelos domínios?

A Internet Corporation for Assigned Names and Numbers (ICANN) é uma organização sem fins lucrativos que cria e implementa as políticas para nomes de domínio. ICANN foi criada em 1998 para garantir que a Internet continue sendo utilizável por todos.

ICANN concede permissão para vender nomes de domínio a empresas chamadas Registradores de Nomes de Domínio. Esses registradores de nomes de domínio têm permissão para fazer alterações no registro de nomes de domínio e pagar uma pequena taxa à ICANN toda vez que precisam registrar um nome de domínio. 

comprar domínio na hostgator
Créditos: Hostgator

Como você compra nomes de domínio?

Você pode comprar nomes de domínio de um dos muitos registradores de nomes de domínio, como HostingerGoDaddy , HostGator e vários outros. Os registradores geralmente cobram pelo nome de domínio em prazos de 1 ano, embora alguns permitam que você pague adiantado por até 10 anos no momento do registro. 

Além de um nome de domínio, você também precisará de uma conta de hospedagem de site. Na verdade, você quase sempre aborda uma das muitas empresas de hospedagem, que além de venderem um plano de hospedagem, também oferecem serviços de registro de domínio. Este acordo permite que você gerencie ambos os serviços em uma conta.Propaganda

Embora o processo exato de compra de um nome de domínio varie, você geralmente começa pesquisando se o nome de domínio desejado está disponível. Quase todos os registradores de nomes de domínio têm uma ferramenta dedicada para esse fim. Alguns dos bons irão um passo à frente e lhe darão sugestões para outros nomes de domínio em potencial, se aquele que você estava procurando já tiver sido escolhido. 

Você terá então que pagar pelo nome de domínio e o preço depende do TLD, com alguns sendo mais caros do que outros. Novamente, os bons registradores de nomes de domínio darão a você a opção de comprar e estacionar o nome de domínio em diferentes TLDs e talvez até mesmo oferecer um desconto se você decidir fazê-lo. Assim que o nome de domínio for pago e registrado, você poderá usá-lo para hospedar seu site. 

Fonte: https://www.techradar.com/

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *