Review Google Stadia

NOSSO VEREDICTO

Se você pagar por velocidades da Internet de 100 Mbps, o Google Stadia terá um desempenho maravilhoso e é o serviço de streaming de jogos que esperamos há muito tempo. Dito isso, se você tiver uma conexão mais lenta ou estiver vinculado a um plano de dados limitados, o Stadia ainda funcionará, mas não é a experiência de “latência negativa” que o Google prometeu e analisa os dados rapidamente.

PRÓS

  • Surpreendentemente bom desempenho
  • 4K HDR para assinantes Pro
  • Transições do celular para o PC

CONTRA

  • Jogo limitado
  • Confusão em torno do Pro
  • Recursos ausentes no lançamento

Revisão de dois minutos

O Google Stadia é a primeira previsão de longo prazo verdadeiramente brilhante dos jogos em nuvem. Depois de passar anos vinculados ao console no ciclo de atualização, os jogadores estão prestes a receber uma suspensão bem-vinda.

A Stadia concede a você acesso a uma crescente biblioteca de jogos digitais que funciona em qualquer lugar que você vá. Por mais ambicioso que pareça, finalmente o testamos em nossa própria casa e podemos afirmar com firmeza que é uma verdadeira alternativa para console e, com o tempo, um potencial assassino de plataforma.

Atualização : o Google Stadia está obtendo suporte para 1440p em navegadores que permitem jogos de alta resolução sem dar o salto para 4K. Do lado do software, The Elder Scrolls Online será gratuito para os membros do Stadia Pro a partir de 16 de junho, ao lado de Jotun: Valhalla Edition e Sundered: Eldritch Edition.

Está fazendo muitas coisas certas. Além de oferecer um desempenho surpreendentemente agradável com pouca latência em nossa rede doméstica, o serviço oferece streaming on-the-go por meio de telefones e tablets, bem como em casa em PCs e Chromecast. Além disso, o Stadia faz streaming ao vivo interno do YouTube Gaming e, se você compra uma Premiere Edition, vem com um controlador Wi-Fi ergonômico que reduz a latência, mostrando que o Google olhou o Stadia de todos os ângulos. 

Então, como se compara com concorrentes como o PlayStation Now e o Geforce Now? Bem, descobrimos que o Stadia superou significativamente o PlayStation Now em termos de estabilidade – nunca tivemos uma desistência durante toda a semana com o serviço – e embora o Geforce Now prometa uma biblioteca maior, o Stadia está transmitindo 4K HDR, algo que o Geforce Now atualmente não está ” t apoiando.

Então, isso significa que o Stadia é o serviço de streaming perfeito? Bem, não exatamente.

Como qualquer outro serviço de streaming, sua milhagem varia – ou seja, sua experiência pode ser radicalmente diferente da nossa com base na sua proximidade com os servidores do Google e na velocidade da sua conexão. Ao contrário dos consoles que, grosso modo, executam exatamente o mesmo de um local para o outro, não há garantia quando se trata de streaming de jogos de que todos teremos a mesma experiência. 

Existem alguns problemas menores que afetam o serviço que serão corrigidos no tempo – como a Stadia lida com suas assinaturas Pro e sua seleção limitada de jogos – e alguns importantes como o fato de vários recursos, como o Google Assistant e o YouTube Gaming atualmente, a integração não é suportada. Mas se o Google puder esclarecer a confusão em torno do Pro, expandir a biblioteca de jogos da Stadia e ativar todos os recursos prometidos, poderia realmente ser a plataforma de streaming de jogos, tudo e tudo.

Depois de passar uma semana com isso, temos muitas reflexões sobre a ambiciosa plataforma de streaming de jogos do Google, mas no final do dia, se você tiver a largura de banda e a capacidade de pagar por outra assinatura, recomendamos a compra de uma Premiere Edition ou espere um pouco mais para que a camada gratuita em 2020 passe um mês com o Google Stadia para experimentá-lo.

Data e preço de lançamento do Google Stadia 

O Google Stadia está disponível para as pessoas que encomendaram uma Edição Founders ou Premiere Edition a partir de 19 de novembro em 14 territórios diferentes, incluindo EUA, Reino Unido e Canadá. Tanto a Founders Edition quanto a Premiere Edition custam US $ 130 / £ 119, mas a primeira esgotou meses atrás e foi substituída pela última. 

Existem diferenças muito pequenas em termos de pacotes – a Founders Edition vem com um Blue Stadia Controller, enquanto o Premiere Edition tem um branco e o Founders Edition vem com uma avaliação gratuita de 30 dias para um amigo – mas as duas edições vêm com um controlador, um Chromecast Ultra e uma assinatura de três meses do Stadia Pro.  

Após o término da sua assinatura de três meses, você pagará US $ 9,99 / £ 8,99 por mês pela sua assinatura do Stadia Pro, que será automaticamente do cartão que você tiver registrado no Google. (E sim, infelizmente, o Google Stadia exige um cartão de crédito quando você se inscreve, lembre-se disso.) 

Caso você precise de um novo controlador ou decida esperar até 2020 quando o serviço gratuito for lançado e comprar um controlador, o Stadia Controller custará US $ 69 / £ 59. 

Controle google stadia
Créditos: Google

Google Stadia: o que é?  

Google Stadia é o nome de um novo serviço de streaming de jogos do Google e o nome da loja na qual você compra jogos. Tudo o que você compra é seu, mas você provavelmente pagará o preço total por todos os jogos que encontrará na loja Stadia.

O que a Stadia promete (e principalmente entrega) é uma experiência de streaming de jogos que requer apenas o equipamento mais básico: um Chromecast Ultra ou seu telefone ou laptop, além de um controlador de sua escolha – o Stadia Controller do Google, o Xbox One ou o gamepad DualShock4 do PS4. 

Por último, mas não menos importante, você precisa de uma conexão com a Internet, algo que pensávamos que seria um prego no caixão da plataforma, considerando como poucos de nós têm conexões de fibra. Dito isto, o Google Stadia funciona em conexões de 10 Mbps e requer apenas 35 Mbps para 4K HDR / 60fps completo.

Há também o requisito de ovelha negra: uma assinatura do Stadia Pro. Agora, em algum momento, você não precisará do Stadia Pro para jogar no serviço: em 2020, você poderá comprar jogos no Stadia e jogá-los em qualquer dispositivo suportado sem assinatura. 

Infelizmente, logo de cara, você precisará do Stadia Pro – uma assinatura mensal que permite jogar em qualidade HDR 4K, recebe um ou dois jogos gratuitos para você no lançamento e oferece um desconto na compra de alguns jogos. Mas, mais importante, apesar do nome, Stadia Pro não é Netflix e não é um bufê de jogos à discrição . 

apresentação google stadia
Crédito da imagem: TechRadar

Aplicativo Google Stadia: quais dispositivos são compatíveis? 

O serviço de inscrição e o streaming são ativados pelo aplicativo Google Stadia no Android e iOS. Depois de fazer login, você pode lançar um jogo do aplicativo para o Chromecast Ultra que acompanha as duas edições ou acessar o Stadia.com para começar a transmitir para o seu PC. 

A terceira opção, e a que é um pouco mais complicada, é que você pode conectar um Stadia Controller a um telefone Google Pixel 3 , Google Pixel 3a ou Google Pixel 4 e transmitir diretamente para o seu telefone. Tente transmitir em qualquer outro telefone e o aplicativo solicitará que você se conecte ao Chromecast Ultra ou reforce os três principais pontos de entrada com uma parede de texto explicativo.

Existem prós e contras em todas as três maneiras de acessar o serviço de streaming que abordaremos na seção de desempenho abaixo, mas o Google fez um trabalho fenomenal ao fazer o controlador emparelhar com todos os três pontos de acesso, permitindo que você pule entre eles perfeitamente. (Mas, tanto quanto sabemos, você não pode fazer logon e transmitir para dois dispositivos ao mesmo tempo, portanto, provavelmente não deve distribuir as informações da sua conta Stadia, a todo custo.)

Crédito da imagem: TechRadar

Jogos Stadia: o que há para transmitir?

O Stadia é um pouco confuso quando se trata de seleção de jogos. Há coisas realmente boas – como Red Dead Redemption 2 e Mortal Kombat 11 – além de alguns jogos que provavelmente são menos atraentes para pessoas como Just Dance 2020. 

A Stadia tem um único exclusivo em sua coleção até agora, o primeiro jogo de terror infantil chamado GYLT, e no futuro o serviço sediará alguns títulos altamente esperados, como Watch Dogs Legion, Baldur’s Gate 3, Marvel’s Avengers e Cyberpunk 2077.

Originalmente, o Google Stadia deveria ser lançado com 12 jogos, mas, um dia antes do lançamento, esse número quase dobrou para 22 jogos com um jogo extra, Samurai Showdown, disponível gratuitamente para assinantes do Stadia Pro.

Vale lembrar essa adição de última hora, porque mostra o que o Google pode fazer – ou seja, pode, por um capricho, otimizar e lançar um monte de jogos para o serviço. É uma jogada ousada que mostra que o serviço pode se atualizar regularmente com novos jogos. (Você pode encontrar uma lista completa no site do Google Stadia .)

Desde o lançamento, o Google adicionou cerca de uma dúzia de novos títulos à biblioteca e planeja adicionar cerca de 100 outros antes do final do ano.

É ótimo que o Google tenha o poder e o orçamento para lançar vários novos jogos da mesma maneira que a Microsoft faz com o Xbox Game Pass, mas o problema aqui é que o bem do conteúdo sempre será limitado quando comparado a outros serviços como o Steam que são muito menos um jardim murado e são totalmente mais voltados para a comunidade, pois o Google funcionará como um gargalo para aprovar e otimizar jogos para o serviço. 

Longa história curta? A equipe de jogos do Google já se mostrou capaz de oferecer uma série de novos jogos, mas o serviço sempre será limitado pelo que o Google e sua equipe montam e montam.

 Design e interface do Google Stadia 

O design e a interface do Stadia são brilhantes e simples de usar. Tanto no celular quanto no desktop, sua tela inicial é basicamente todos os jogos que você tem em sua coleção, com o jogo mais importante do jogo que você jogou por último.

Na área de trabalho, você terá a opção de encontrar amigos e adicioná-los a uma festa, além de acessar sua coleção de capturas de tela com fotos dos jogos que você fez. O layout para celular tem uma tela inicial semelhante, mas também possui guias para a Stadia Store e um feed com vídeos, notícias e posts da equipe da Stadia. 

Um argumento que você poderia argumentar contra o serviço é que não há muita profundidade aqui em comparação com, por exemplo, a interface multifacetada do Xbox One ou mesmo o aplicativo complexo, com curadoria e muito robusto da Steam Store. O contra-argumento, no entanto, é que o Google não complicou demais algo que deveria ser simples e sempre pode adicionar mais complexidade e profundidade aos aplicativos à medida que mais conteúdo se torna disponível.

Controle branco google stadia
Crédito de imagem: Google

Controle do Google Stadia 

Iremos nos aprofundar no Controler em uma revisão separada, mas vale a pena gastar um pouco de tempo aqui, pois é a única maneira de você executar o serviço no celular e no Chromecast. 

O Controler do Stadia parece um gamepad padrão do Xbox One em termos de peso e uma sensação familiar nas mãos. Os paus alinhados obviamente têm alguma semelhança com o DualShock 4 do PS4, mas eles têm uma crista texturizada como o bloco do Xbox One. 

Em termos de botões de face, você tem um D-Pad clicky que responde moderadamente, um conjunto de quatro botões com letras no mesmo layout do Xbox One e quatro botões de funções especiais: menu (iniciar), opções (selecionar) , O Assistente do Google e o botão Capturar, que salvam capturas de tela na sua conta e, um dia, serão conectados ao YouTube Gaming. Por último, mas não menos importante, a frente possui um botão central Stadia que liga e desliga o controlador.

Sob o botão Stadia, há uma tomada de 3,5 mm para um par de fones de ouvido, enquanto na parte traseira você encontrará uma porta USB-C para emparelhamento e alimentação, além de um par de gatilhos e pára-choques. 

Os pára-choques têm um clique responsivo quando pressionados, mas os gatilhos são bastante piegas e não têm nenhum tipo de feedback tátil. Essa notícia será meio perturbadora para as pessoas que jogam jogos de corrida ou tiro, pois o feedback da força realmente melhora a jogabilidade nesses gêneros.

Enquanto o Stadia Controler vem com o Premiere e o Founders Edition do Google Stadia e servirá principalmente como o controlador de fato pelos próximos meses, o Google disse que apoiará os consoles Xbox One e DualShock 4, mas não nos forneceu um prazo exato para que isso aconteça.

Recursos do Google Stadia 

Por falar em coisas que um dia estarão disponíveis, mas ainda não estavam prontas para nossos testes, nem o suporte do Google Assistant nem o streaming direto para o YouTube via YouTube Gaming estavam disponíveis na semana passada para tentarmos. Vadio.

Então, em quanto tempo obteremos esses recursos? Infelizmente, o Google não nos deu uma linha do tempo para o suporte do Assistente do Google e parece provável que seja uma das últimas coisas adicionadas ao serviço. Esperamos que o streaming direto para o YouTube seja lançado muito antes, pois ver streamers no Stadia provavelmente incentivará os jogadores a se inscreverem no serviço.

O outro recurso que o pessoal da Stadia pode se lembrar do anúncio da Stadia era o recurso crossover YouTube-Stadia, que permite ver um jogo no YouTube, clicar em um link e iniciar o jogo no Stadia. Isso ainda está em desenvolvimento, certamente, mas pode não estar aqui a qualquer momento nos próximos meses.

Dito isso, o que a Stadia oferece de imediato é a captura de tela, um recurso útil na era das mídias sociais e uma Lista de Amigos … o que é bom se você quiser se divertir com os amigos para jogar Destiny. Também há salvamentos cruzados no caso de Destiny, mas ainda não há crossplay.

Indiscutivelmente, os dois recursos mais importantes no lançamento são o suporte ao controlador – que novamente funciona maravilhosamente – e a transferência contínua entre plataformas. O último funcionou surpreendentemente bem e, embora não pudéssemos entender exatamente onde paramos na maioria dos jogos, estávamos apenas um minuto ou dois ou, em um caso, um minuto à frente de onde estávamos. 

Esperamos que mais recursos essenciais sejam disponibilizados on-line em breve, mas logo de cara é bom ver os recursos principais cimentados da maneira que são.

red dead redemption 2
Crédito da imagem: Rockstar

atuação 

Então, como o Stadia realmente se sai no mundo real? É uma pergunta para a qual queremos a resposta desde que o Stadia foi anunciado, e agora finalmente temos uma resposta: é incrível.

Para nossos testes no mundo real, testamos o Stadia em três dispositivos diferentes – PC em um navegador, transmissão para um Chromecast Ultra e em um telefone Google Pixel – com três tipos muito diferentes de jogos. Aqui está o que encontramos.  

Desempenho (em uma conexão com fio de 150 Mbps em uma janela do navegador) 

Em uma conexão de 150 Mbps, o Stadia é incrível – é como jogar um jogo armazenado localmente no seu PC. 

Para o nosso teste de PC, reproduzimos as primeiras horas do GYLT exclusivo da Stadia em um navegador Chrome normal e não notamos um único quadro ou artefato descartado de qualquer espécie durante toda a sessão de uma hora. Claro, houve um breve período de buffer quando o jogo foi lançado pela primeira vez, mas depois disso foi totalmente ininterrupto.

É certo que é provavelmente assim que continuaremos a jogar no Stadia, especialmente aqueles que exigem um tempo ultra-específico (jogos de tiro e luta, como você verá em um segundo) ou jogos que simplesmente funcionam melhor com um teclado e rato.

Desempenho (em uma conexão Wi-Fi de 50 Mbps com o Chromecast Ultra)

Saindo de uma conexão com fio para uma conexão de 5GHz de banda dupla, a Stadia ainda se manteve imensamente bem, com apenas pequenos problemas no áudio, prejudicando um desempenho sem falhas. 

Para este teste, tentamos algo que sabíamos que ficaria bem em uma TV HDR 4K – Destiny 2 – transmitida pelo aplicativo Stadia em nosso telefone para o Chromecast Ultra na sala de estar.

Apesar das nossas reservas, o Destiny 2 foi executado em 4K / 60 sem problemas em uma conexão sem fio de 50 Mbps sem atrasos visíveis ou artefatos – mesmo em tiroteios particularmente intensos. 

Mais uma vez, houve um pequeno atraso quando o jogo está armazenando o buffer no início e notamos um pequeno retardo de meio segundo entre uma ação na tela (como disparar uma arma) para o efeito sonoro realmente exibido na TV, mas houve não teve impacto na jogabilidade. 

Desempenho (em uma conexão Wi-Fi de 15 Mbps com o Pixel 3a XL)

Para o nosso último teste, tentamos o Stadia em uma nova rede Wi-Fi que, de acordo com um teste de velocidade da Ookla, alcançou cerca de 15 Mbps. Entrando neste teste, esperávamos o pior – que o Stadia seria basicamente impossível de jogar. Felizmente estávamos errados. 

Usando um Pixel 3a XL fornecido pelo Google para nossa análise, testamos o serviço de streaming usando as especificações mínimas absolutas para ver como ele se sairia com um jogo sensível a lag como o Mortal Kombat 11 e, embora certamente houvesse várias lentidões que descreveremos em um segundo, na maioria das vezes não vimos problemas perceptíveis. 

Então, como é um pico na conexão? O que você notará primeiro é o Stadia tentando reduzir a resolução de HD para sub-HD e, se isso não resolver o problema, o jogo diminui a velocidade do rastreamento e rapidamente apanha a ação de uma só vez. É exatamente o que vimos acontecer em serviços como o PlayStation Now, por isso não é totalmente inesperado aqui. 

O lado positivo é que uma desaceleração como essa, embora irritante e potencialmente destrutiva em qualquer tipo de ambiente de jogador contra jogador, realmente não foi tão terrível que nos fez querer desistir completamente, como já sentimos no passado com outras pessoas. Serviços. De fato, uma vez que o pico ocorresse, normalmente podíamos continuar por mais alguns minutos sem que ocorresse outro pico maior. 

Google Stadia em 2020 e além

Em uma publicação recente no blog , o Google diz que está no caminho de trazer 120 jogos para o serviço de nuvem em 2020 – 10 dos quais, segundo ele, serão exclusivos da Stadia. Além dos novos jogos, o Google diz que o Stadia poderá transmitir jogos em 4K na web em algum momento deste ano e diz que trará suporte ao Stadia para outros telefones Android que não são o Pixel.

As atualizações recentes da plataforma incluem a capacidade de usar qualquer Chromecast Ultra para jogar Stadia – não apenas os que acompanham o Pacote de Fundadores – e agora oferece cinco jogos com a assinatura Stadia Pro, incluindo Thumper, Rise of the Tomb Raider, Samurai Showdown, Farming Simulator 19 e Destiny 2.

A funcionalidade do Assistente do Google foi adicionada recentemente, juntamente com as conquistas, mas o Google diz que ainda precisa implementar o Assistente no PC e oferecer suporte à jogabilidade sem fio na Web através do controlador Stadia – algo que planeja fazer nos próximos meses. 

Compre se …

Você é um jogador com 100 Mbps (ou melhor) de internet. O
Stadia é um serviço de streaming, obviamente, e, portanto, depende em grande parte de fatores como a rapidez da sua conexão à Internet e a que distância você está dos servidores do Google. Para encurtar a história, os jogadores que moram em uma boa região metropolitana e pagam por uma internet acima do normal provavelmente vão adorar o desempenho do serviço, enquanto aqueles que não gostam.

Você está cansado de downloads, atualizações e hardware caro
Quer jogue no PC ou no console, todos nós fomos submetidos a downloads massivos que levam minutos (ou horas) para serem concluídos. Como os jogos são totalmente atualizados nos servidores da Stadia, você nunca verá outra tela de download novamente. O mesmo pode ser dito para o hardware de jogos – uma vez que você tenha o que precisa para a Stadia, ficará bom nos próximos anos.

Não compre se …

Você é um jogador extremamente competitivo que procura uma nova plataforma
Obviamente, qualquer pessoa com uma conexão lenta à Internet ficará ofendida com a Stadia, mas jogadores muito competitivos que precisam da latência absoluta mínima podem também não gostar. O Stadia é rápido em conexões de 100 + Mbps, mas nunca superará o jogo localmente no seu PC.

Você só usa o iOS ou joga no escritório. O
Weirdly Stadia tem suas limitações de outras maneiras, além da velocidade da conexão com a Internet. Como mencionamos anteriormente, os dispositivos iOS só podem transmitir jogos para o Chromecast Ultra, não transmiti-los no próprio dispositivo. Outra ressalva estranha é que o Stadia não funciona bem em conexões de escritório – por isso, se é nesse ponto que você está planejando transmitir, convém reconsiderar sua compra.

Fonte: https://www.techradar.com/

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *