Chatbots como alternativa de atendimento inteligente

O que é fundamental para que uma loja online obtenha êxito em vendas? Muita gente vai levantar a mão respondendo que comprar domínio e garantir uma boa hospedagem de sites são iniciativas fundamentais.

Tal afirmação é certeira, afinal, um domínio proporciona a credibilidade e o profissionalismo necessário para o e-commerce, enquanto um bom plano de hospedagem assegura backups, espaço em disco e até um bom ranqueamento nas páginas de resultado do Google.

No entanto, além do domínio e do bom serviço de web hosting, há outro detalhe que é essencial para que o e-commerce garanta sempre a visita de clientes. Inclusive esse detalhezinho é imprescindível também para as lojas físicas.

Plataforma de hospedagem

Pois é, estamos falando do bom atendimento, daquele tipo capaz de fazer o consumidor voltar sempre.

Nesse caso, como uma boa alternativa para assegurar um atendimento inteligente a um e-commerce, entram em cena os chatbots, verdadeiros “milagres” concebidos pela tecnologia da Inteligência Artificial e do Machine Learning.  

Quem (ou o que) são os chatbots?

Chatbots consistem em softwares capazes de simular um ser humano durante um diálogo com os clientes. O termo é oriundo da palavra chatterbot, que significa chatter (falador) e bot (robô).

Hoje em dia os chatbots já fazem parte do dia a dia de diversas empresas, tanto das de pequeno quanto das de grande porte. Pelo fato de ser um “robô que conversa”, ele interage com o cliente, estabelecendo uma boa experiência de atendimento.

Sabe quando você acessa um site e surge no canto da tela uma caixa de diálogo indagando algo do tipo “como posso ajudar”? Pois então, em tal ocasião um chatbot acabou de puxar conversa com você.

Exemplos práticos dessa tecnologia pode ser o Cá, o chatbot que dá as informações para quem acessar o site da Cacau Show

Outro exemplo é a Lu, assistente virtual da Magazine Luíza. A Lu atua como uma vendedora, sanando dúvidas e até mesmo mantendo um canal no Youtube. 

bot vantagem

Vantagens da utilização do chatbot

Diante do avanço da inteligência artificial, os chatbots possuem a capacidade de aprender diante das interações mantidas com o público.

Quanto mais o robô conversa com um consumidor, mais ele consegue processar novas solicitações que não estavam programadas. Desse modo, ele assimila com seus erros para responder de maneira correta uma próxima pergunta semelhante.

Sendo assim, de maneira gradativa, os chatbots adquirem a capacidade de responder indagações complexas, otimizando o atendimento. Além disso, algumas vantagens que os chatbots trazem para o negócio são:

atendimento vantagem


Atendimento a qualquer momento

A gente sabe que as lojas possuem a sua hora para fechar as portas. Até mesmo no e-commerce é impossível ficar 24h à disposição dos clientes. 

Ainda bem que os chatbots estão aí para suprir essa necessidade. Graças a eles os clientes podem interagir com a empresa sempre que considerarem necessário. 

Diante disso, aquele cliente que as 3 da manhã acessou o site em busca de alguma informação sobre o produto, será atendido normalmente pelo chatbot. 

Personalização e humanização no trato com o público

Ainda que o diálogo seja com um software de Inteligência Artificial que assimila as perguntas por meio de algoritmos, é possível personalizar e até humanizar o atendimento. 

Isso ocorre devido ao fato de que os chatbots podem ser programados para interagirem de acordo com o perfil de cada cliente.

aumento produtividade

Aumento da produtividade 

Os chatbots não ficam restritos apenas na função de atendimento. Vale destacar que eles podem apresentar diferentes funcionalidades. 

Sendo assim, muitos deles estão aptos a interagir, gerar leads e efetuar agendamentos, o que os tornam importantes ferramentas de estratégia de Marketing Digital. 

Além do mais, para determinadas situações, há os chatbots capazes de atender vários clientes ao mesmo tempo, proporcionando com isso um nítido aumento da produtividade.

Outro ponto que merece destaque é a agilidade e a eficiência que essa tecnologia oferece para o empreendimento, pois o negócio terá mais capacidade produtiva, bem como baixo custo e velocidade na resolução de problemas.

Auxilia na retenção de clientes

O atendimento de qualidade possibilita que o consumidor saia satisfeito e isso é fundamental quando o objetivo é investir na retenção de clientes. 

Também é bom lembrar que cliente satisfeito tem tudo para se tornar um defensor e fã da empresa, recomendando os serviços dela para outros clientes em potencial.

Além de que, as empresas cada vez mais investem nos chamados multicanais e com isso os chatbots podem atuar em várias frentes, tanto nos dispositivos móveis quanto em desktops. Isso agiliza ao máximo o atendimento.

atendimento rapido


Atendimento rápido e inteligente é o alicerce de qualquer empresa

No atual momento, em que a Inteligência Artificial desponta como uma tecnologia cada vez mais importante no nosso dia a dia, os chatbots se apresentam como ferramentas básicas para a viabilidade de um atendimento bem feito.

Por essa razão, vale investir nesse tipo de abordagem para se aproximar ainda mais dos clientes. 

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